sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Realismo (LiteraturaII)

Iniciou-se na segunda metade do século XIX, na França ,em 1857 , com a publicação do romance Madame Bovary de Gutave Flaubert, abandonando o idealismo romântico, no auge da revolução industrial, que trouxe riqueza para a burguesia, mas também tristeza e miséria para o povo.
Em meio a está fase nasce o realismo, tendo como características principais o abandono as vidas luxuosas, passando a mostrar a vida real, o cotidiano difícil, tal como era.
A Sociedade européia modificou-se, significativamente, a burguesia consolidou-se, a o avanço industrial e materialista, ideais liberais, a revolução industrial mudando o mundo.
Realismo em Portugal
Teve sua primeira manifestação de repúdio às velhas idéias do Romantismo com um grupo de estudantes da Universidade de Coinbra, sendo fortemente criticado por Teófilo Braga e Antero de Quental, este impasse ficou conhecido como a questão de Coinbra, marcando o divisor entre o Romantismo e o Realismo.
Autores:
Eça de Queirós; O mais importante prosador realista e um dos grandes nomes da literatura portuguesa.
Obras; O Crime do Padre Amaro (1875), O Primo Basílio. Os Maias (1888). Antero Tarquínio de Quental; foi um líder intelectual da geração realista em Portugal.
Obras; Mais Luz, A Idéia, é considerado um grande sonetista da literatura portuguesa, ao lado de Camões e Bocage.
Realismo no Brasil.
Brasil (1880-1900); seguindo de perto as tendências do realismo na França e em Portugal , nossos escritores enveredaram pela crítica social , fazendo da literatura uma forma de analisar a realidade brasileira.
O marco inicial do Realismo é a publicação em 1881, de dois romances: O mulato (Aluisio de Azevedo) e Memórias Postulas de Brás Cubas ( Machado de Assis ).
Momento Sociocultural brasileiro na década de 1880, o Brasil ainda é uma nação agrária, monarquista e escravocrata.
Entre os fatos históricos que marcam o Brasil de 1880 a 1900 , destacam-se a aprovação da lei Áurea , a Proclamação da Republica , a promulgação da primeira Constituição Republica brasileira , a criação da Academia Brasileira de Letras.

Principal autor e obras:
1ª: tendência romântica (ex: A mão e a luva).
2ª: realismo (1881-1908) contos: O Alienista, Conto de escola, A Cartomante, Noite de Almirante, Um Homem célebre, A igreja do Diabo, etc.
Romances: Memórias Postulas de Brás Cubas ( marca o inicio do realismo-1881).
Quincas Borba: teoria do Humanismo – Dom Casmurro (Capitu e a dúvida sobre a traição a Bentinho), Esaú e Jacó (os gêmeos Pedro e Paulo- inimizade semelhante à bíblia).
Características: objetividade e racionalismo ; contemporaneidade ; verossimilhança ; desmistificação de heróis , de figuras femininas e de situações ; tipificação social ; crítica aos valores burgueses ; análise psicológica.
Trabalho de Literatura II
Nomes; Daniela e Marlene
Assunto: Realismo

Realismo

terça-feira, 30 de junho de 2009

Minha Terra ,Minha Vida


Ninguém compreende minha
Paixão pela minha,Terra.
No nosso Brasil existem,
muitas coisas Maravilhosas, algumas,
São,nossas culturas, que são muitas,nossas
vestimentas,nossas culinárias,e nossas musicas.

E também algumas linquas que ate hoje
são preservadas e mantidas pelos povos.
Nosso Pais e muito rico em muitas coisas,
E também e Maravilhoso.

Hoje em dia existe um projeto,nas escolas,
Que se chama Minha Terra,no portal
Educarede onde os alunos,aprendem e
Conhecem varias coisas,como as,culturas,
E tradições de cada região.

Nesse Projeto os alunos,das escolas de todo o
Brasil divulgam seus projetos e trabalhos,
Eles geralmente falam de assuntos de suas,
Regiões como,trabalhos artesanais,culinária,
Tradições,como musica e dança.

E um projeto bem legal,tanto para quem
Faz parte dele,quanto para quem
seus Trabalhos divulgados.

Editado por:Daniela B da Silva

terça-feira, 16 de junho de 2009

Triste Bahia


Triste Bahia!
Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,

Rica te vi eu já, tu a mi abundante.
A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,

Tanto negócio e tanto negociante.
Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

Gregório de Matos

Minhas impressões sobre a poesia de Gregório de Matos
Para mim esta poesia e muito triste porque,fala da pobreza da aquele povo da ,
Bahia e tambem da exploracão do governo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

MEU SENHOR,MEU PAI


''Pequei,meu senhor,mas não porque quero pecar,
Da vossa piedade me despeço
Por que ,tenho que ser punido
vos tenho o perdão e minha palavra.

Se basta a vos tirar tanto um pecado,
E abrandar-vos basta um só gemido.
Tenha a mesma culpa,que nos tenha ofendido,
Tenhas o perdão atraído.

Mas muito grande e meu Amor,
Porém pode ter fim todos os meus pecados
Mas vejo que tu és tão belo e maravilhoso
Mas eu senhor,sou a ovelha desgarrada
Do seu rebanho, Mas meus sacrifícios cometidos
A quem me deu tanto o seu Amor.
Mas perdoai meu senhor vosso filho
Meus pastos divino, meu pai glorioso
Dai vossa gloria e vosso perdão.

Autora:Daniela Biliao da Silva

terça-feira, 14 de abril de 2009

FUGINDO DA BAHIA

Esse povo Maldito
“Fugindo da Baia”
Ausentei-me da cidade
Porque esse povo maldito
Pôs-me em guerra com todos
E aqui os vivo em paz comigo
Aqui os dias não me passam,
Porque o tempo jugativo,
Por ver minha solidão
Pára em meio do caminho
Graças a Deus , que não vejo
Neste tão doce retiro
Hipócrita embusteira
Velhacos entremetidos
Não me entram nesta palhoça
Visitadores prolixos
Políticos enjadanhos
Cerimoniosos vadios

Gregório de Matos